Abril Verde – Por Menos Acidentes no Trabalho

Tecno4 participa pelo terceiro ano consecutivo do CTVA 😷
25 de março de 2019
Vacinação contra Influenza 2019
15 de maio de 2019

O “Abril Verde” é o mês dedicado à discussão e à conscientização da sociedade acerca da questão da saúde e da segurança no ambiente de trabalho. A data tem por objetivo engajar toda a sociedade na prevenção de doenças ocupacionais e de mortes por acidentes de trabalho.

DADOS ALARMANTES:

Os números sobre acidente do trabalho no Brasil são assustadores. Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) revelam que o país registrou cerca de 4,26 milhões de acidentes de trabalho de 2012 até o último dia 3 de agosto de 2018. Ou seja, 1 acidente a cada 48 segundos ocorre nos mais diversos setores e ambientes do trabalho brasileiros. Desse total, 15.840 resultaram em mortes, ou seja, uma morte em acidente estimada a cada 3h 38m 43s.

O surgimento do movimento se deu em 2003, quando a OIT (Organização Internacional do Trabalho) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, em menção a um grave acidente ocorrido em 1969 no estado da Virginia, nos EUA, onde 78 trabalhadores acabaram perdendo suas vidas.

Em consequência, no Brasil, em 2005, através da Lei n.º 11.121, esse dia também foi utilizado para indicar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Ainda não podemos esquecer que, no dia 07 de abril, é celebrado o dia Mundial da Saúde.

Portanto, o mês de abril é um período de reflexão. É um período para se pensar sobre os cuidados com a saúde e a vida daqueles que exercem atividades laborais. É um lembrete para todos os níveis de governo e empresas privadas, no intuito de fomentar mais investimentos na prevenção de acidentes de trabalho.