Pacientes em tratamento de quimioterapia contam com uma série de procedimentos que fazem parte do tratamento. Um desses procedimentos é a instalação de cateter. Apesar de haver vários modelos no mercado, o cateter implantável é o mais recomendável para pacientes em tratamento quimioterápico. Confira a sua importância.
O cateter implantável ou PORT é um dispositivo que deve posicionado dentro de uma veia de grande calibre, que deve estar ligado a um reservatório que deve ser localizado abaixo da pele. Nesse local deverá ser realizado punção e infusão de medicamentos.
Esse modelo de cateter é composto por diferentes tipos de materiais e possui diversos comprimentos e diâmetros. Esse produto é usado com frequência em pacientes que estejam em tratamento de câncer, principalmente por meio de quimioterapia. O seu uso é recomendado quando o paciente precisa receber doses regulares de drogas quimioterápicas.
Esse tipo de medicamento é muito tóxico para veias periféricas como de pernas e braços, pois elas acabam provocando fibrose. Por isso, o paciente vai perdendo suas veias a cada dia, causando um enorme sofrimento. Com o cateter implantável, o trabalho dos profissionais de saúde se torna mais fáceis e o tratamento mais agradável para os pacientes, gerando menos desconforto e dor.
Os médicos oncologistas indicam o tratamento da quimioterapia via esse tipo de cateter, visando maior qualidade e segurança para inserir os medicamos.
Além disso, o cateter implantável é indicado para:
A implantação do cateter é feita com anestesia local e sedação e o paciente é liberado horas depois da sua instalação. É necessário o uso de curativos para proteger o cateter até a cicatrização do corte.
Quer saber mais sobre o cateter implantável? Clique aqui e nos consulte.