CTVA NOVEMBRO – CURSO DE TREINAMENTO DE VIAS AÉREAS

Novembro Azul: mês mundial de combate ao Câncer de Próstata
5 de novembro de 2018
#DezembroVermelho – Previna-se
10 de dezembro de 2018

O objetivo do atendimento inicial à vítima de trauma é identificar rapidamente situações que coloquem a vida em risco e que demandem atenção imediata pela equipe de socorro. Deve ser rápido, organizado e eficiente de forma que permita decisões quanto ao atendimento e ao transporte adequados, assegurando à vítima maiores chances de sobrevida, mantendo o funcionamento das vias aéreas já que, quando obstruídas elas provocam a oxigenação do cérebro e a oxigenação sistêmica do organismo.

Caso as vias aéreas estejam obstruídas, a falta de oxigênio produzirá, consequentemente, lesão cerebral permanente ou a morte do acidentado dentro de um prazo de 3 a 5 minutos. Sendo assim, as vias aéreas devem estar liberadas para que a vítima possa respirar.

Neste momento, o socorrista deverá também examinar a cavidade oral do acidentado procurando por pedaços de dentes, dentaduras, aparelhos ortodônticos ou quaisquer outros objetos que possam estar atrapalhando a respiração da vítima e retirá-los.

Como em qualquer outro atendimento, a prioridade é garantir a competência respiratória e, consequentemente, a oxigenação cerebral.

A grande maioria dos casos de trauma necessitam apenas de manejo básico das vias aéreas, a equipe de atendimento precisa estar treinada quanto ao reconhecimento da necessidade de estabelecimento de uma via aérea definitiva.

Em 90% dos casos o manejo básico da Via Aérea é suficiente para garantir a estabilidade do paciente, nos outros 10% se faz necessário o estabelecimento de uma via aérea definitiva, seja pela Intubação Orotraqueal ou pela Via Aérea Cirúrgica.

O CTVA – Centro de Treinamento em Vias Aéreas capacita os profissionais da área de saúde que compõem a equipe multidisciplinar nas técnicas de intubação traqueal (IT) e suas variações, de maneira prática e teórica. Com instrutor atualizado e materiais modernos de simulação real, o curso tem como objetivo discutir indicações, contraindicações e possibilitar a pratica do manejo de vias aéreas utilizando todas as técnicas consagradas como factíveis em caráter eletivo e emergencial.

O treinamento ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro e a Tecno4 estará novamente presente com produtos exclusivos da linha LMA que são de uso rotineiro nas atividades de manejo de vias aéreas e anestesia.

Venha saber o que a Tecno4 tem para acrescentar ao seu conhecimento e descubra produtos de altíssima qualidade.