Dia Mundial da Segurança do Paciente

A importância do conhecimento em ventilação mecânica para a Enfermagem
11 de setembro de 2020

A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data marca um trabalho contínuo realizado dentro das unidades hospitalares em relação às ações e práticas que visam garantir a segurança do paciente e dos profissionais de saúde.

O tema definido para este ano pela OMS é “Segurança do trabalhador da saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”, pensado a partir da atuação daqueles que estão na linha de frente em meio à pandemia pela Covid-19.

Em todo o mundo, cerca de 134 milhões de eventos negativos ocorrem a cada ano devido ao atendimento inseguro em hospitais de países de baixa e média rendas, contribuindo para 2,6 milhões de mortes. 

A OMS afirma que 15% das despesas hospitalares são destinadas ao tratamento de falhas de segurança com o paciente em países da Organização para Cooperação e destinadas ao tratamento que ocorrem devido a falhas de segurança ao paciente

Além disso, quatro em cada 10 pacientes sofrem danos durante cuidados primários e ambulatoriais. Até 80% dessas situações poderiam ser evitadas. 

Fonte: https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/seguranca-do-paciente-dia-mundial/    / https://news.un.org/pt/story/2020/09/1726512  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =