A importância do farmacêutico na Sociedade

A importância do cateter implantável para quimioterapia
13 de janeiro de 2022
Quando o paciente precisa de Home Care
27 de janeiro de 2022

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico. Esse profissional de saúde tem um papel fundamental na sociedade. Conheça sua importância.

 

Tradição Milenar

A profissão de farmacêutico é milenar e permeia a história da humanidade. A busca por plantas e ervas curativas está presente desde as antigas civilizações.

Atualmente, o papel do farmacêutico se expandiu. Ele é o responsável por dar as primeiras orientações sobre medicamentos, aconselhar a população, testar novas substâncias, atuar na indústria alimentícia e até realizar exames de análises clínicas.

Seu principal objetivo é instruir e educar a população sobre os medicamentos. Dessa forma, o farmacêutico acaba se tornando uma fonte confiável de aconselhamento e conhecimento. Ele deve garantir que o remédio correto seja oferecido ao paciente certo, na formulação e dose adequadas.

 

O papel do farmacêutico na sociedade

O farmacêutico pode atuar em 10 frentes de atuação, envolvendo 135 especialistas. A mais comum é o profissional que fica atrás do balcão das farmácias.

Nesses estabelecimentos, o profissional mantém contato direito com os pacientes, orientando-os sobre remédios, para reduzir possíveis riscos colaterais.

No entanto, o papel desse profissional não está somente na entrega de remédios. Ele pode aferir taxas de gorduras no sangue e glicose, verificar pressão arterial, sem burocracia ou agendamento.

Outras áreas de trabalhos

Além disso, o farmacêutico pode atuar em outras frentes áreas de trabalho, tais como:

. Esses serviços são prestados sem burocracia, sem fila e sem agendamento. Sendo assim, mostram o quanto o papel do farmacêutico é indispensável na sociedade, agilizando e facilitando vários procedimentos.

Setor de alimentos – Esse profissional pode realizar análises físico-químicas, microbiológicas, toxicológicas, de matérias-primas e desenvolver métodos para obter alimentos.

Indústria farmacêutica – Esse profissional pode realizar pesquisas para desenvolver novos medicamentos, supervisionar o transporte de componentes produzidos, controlar a qualidade de remédios, entre outros.

Cosmetologia – O farmacêutico atua na pesquisa, criação, comercialização e aplicação de produtos cosméticos.

Perícia criminal – O profissional nessa área faz diversas análises laboratoriais, utilizando amostras biológicas como saliva, sêmen ou sangue. Isso vai ajudar na identificação de pessoas e comprovação de crime.

 

A profissão no futuro

Novas leis ampliaram o papel do farmacêutico no que diz respeito aos cuidados de saúde populacional. Além disso, as instituições de ensino têm transformado o curso numa formação mais humanizada, implementando a Farmácia Clínica, focada na atenção farmacêutica.

Essa nova modalidade prevê que o farmacêutico é responsável por informar e promover o uso correto dos remédios, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

A Tecno 4 parabeniza todos os farmacêuticos e deseja que todos sejam capazes de cuidar do próximo e de servir à sociedade.

Gostou do conteúdo? Fale com nossos consultores sobre nossos produtos hospitalares para enfermagem.