A mamografia digital é um exame de imagem voltado para detectar sinais precoces de câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, são estimados aproximadamente 50 mil casos por ano. O diagnóstico precoce torna o tratamento mais efetivo.
Pensando nisso, a mamografia digital é um exame mais relevante do que aquele analógico. Ela consegue detectar o câncer em fases prematuras, mesmo sendo nódulos muito pequenos. Esse exame assertivo é capaz de salvar muitas vidas.
A mamografia digital é um exame realizado através da radiografia para diagnosticar câncer de mama. O procedimento é realizado por meio da geração de imagens com detalhes para evidenciar alterações e possíveis nódulos, que não são detectados ao olho nu ou por meio do autoexame.
Esse exame é feito com um mamógrafo, um equipamento de raio-X digital. Esse aparelho transmite radiação por um sinal elétrico e enviar para um dispositivo tecnológico.
Dessa forma, a imagem é gerada num computador e poderá ser analisada detalhadamente. Com essa tecnologia, a mamografia digital fornece imagens com alta resolução, o que possibilita maior visibilidade de qualquer alteração ou nódulos.
Com as mamografias analógicas, as imagens são reveladas por um filme, como um raio-X.
A mamografia é destinada para mulheres com idade acima de 40 anos. Esse grupo é mais suscetível a ter câncer de mama. Mulheres acima de 35 podem realizar esse exame se estiverem dentro do grupo de risco ou possuírem histórica de doença na família.
Recomenda-se a realização do exame anualmente, para identificar problemas de saúde e iniciar o tratamento precocemente.
Para mulheres com idade inferior, as mamas ainda estão firmes e densas, dificultando a leitura do raio-X, o que torna os resultados insatisfatórios. Nesses casos, casa haja suspeita de cistos ou nódulos na região, o indicado é fazer uma ultrassonografia.
A mamografia digital é um exame mais moderno e eficaz do que os tradicionais. Além disso, exame proporcionar outros benefícios como:
Esse exame tem uma capacidade maior de visualização, permitindo que o diagnóstico de câncer seja mais confiável e assertivo. Esse exame contribui para detectar precocemente a doença e iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Na mamografia digital, não há necessidade de produtos químicos para relevar as imagens, por isso as pacientes se expõem em menor nível a radiação. Esse método fornece maior segurança para armazenar as imagens.
A imagens desse exame são de alta resolução. Elas conseguem registrar nódulos menores que 2 cm, permitindo maior detecção de câncer de mama.
Além disso, esse método observa sutis alterações nos seios, por exemplo, lesões benignas. Com isso, é possível analisar de forma minuciosa as imagens.
Os seios são uma das regiões mais sensíveis da mulher, principalmente durante o ciclo menstrual, pois as mamas ficam densas. Muitas mulheres acabam não realizando a mamografia tradicional pois causa muito dor.
Com a mamografia digital, o tempo do exame e de compreensão das mamas é reduzido drasticamente, causando menos desconforto para as pacientes.
Quer conhecer os equipamentos da mamografia digital? Clique aqui e fale com nossos consultores.