Seis passos para manter a pele ao redor de seu estoma saudável

Icterícia no recém-nascido: Como prevenir nos hospitais?
5 de setembro de 2021
Álcool gel, eficácia além da pandemia
Álcool gel, eficácia além da pandemia
16 de setembro de 2021

Manter a apela saudável requer muitos cuidados, principalmente ao redor de um estoma. Neste artigo, você vai conhecer os seis passos que vão ajudar na saúde da pele ao redor do seu estoma.

 

O que é um estoma?

O estoma é uma abertura que resulta de uma operação para aliviar sintomas e remover uma doença. Ele é trazido para superfície do abdômen, a partir da extremidade do intestino. Essa abertura artificial permite que urina e fezes sejam expelidas do trato urinário ou do intestino delgado.

Após a intervenção cirúrgica, o estoma fica inchado. De cor avermelhada, em geral, a abertura é indolor. Após seis a oito semanas, ele tende a reduzir seu tempo.

Tipos de estoma

Há três tipos de estoma. São eles: Urostomia, Ileostomia e Colostomia.

No caso do sistema urinário ou bexiga estiverem com algum problema e o paciente não conseguir urinar pelas vias normais, será necessário fazer o desvio urinário. Esse desvio chama urostomia ou bexiga de Bricker. Para coletar a urina, será preciso a instalação de uma bola de urostomia.

A ileostomia é realizada quando há algum tipo de doença na parte final do intestino delgado. Essa parte do intestino é chamada de íleo e trazido para a superfície do abdome, formando a abertura. Nessa parte do intestino, as fezes estão líquidas e a abertura não tem músculo capaz de controlar a defecação. Dessa forma, elas vão precisar ser coletadas através de uma bolsa para estoma.

Muitas doenças intestinais solicitam uma colostomia, que é parte do cólon trazida para superfície do lado esquerdo do abdome. Também será necessária uma bolsa para estoma, para coletar as fezes que nessa parte, já encontram-se sólidas.

Como a saúde da pele afeta a qualidade de vida dos pacientes

Uma pele com coceira, irritada e vermelha ao redor do estoma complica a manutenção das bolsas. Isso pode provocar maior utilização de equipamentos, produtos e medicamentos.

O vazamento do estoma pode causar irritação. Boa parte dos pacientes que vivem com estoma sofre com irritação cutânea. evitar isso, é importante manter a pele saudável na região.

Para evitar irritações e até possíveis infecções, siga os passos abaixo para manter a pele saudável ao redor do seu estoma:

  1. Limpe e seque a pele antes de instalar a bolsa, principalmente a parte adesiva dela.
  2. É importante ajudar o buraco do adesivo ao diâmetro do estoma. Lembre-se que ao longo das semanas, o tamanho da abertura vai reduzir.
  3. É fundamental verificar constantemente o tamanho da abertura, principalmente caso haja formação de hérnia.
  4. Verifique entre o adesivo e a pele do paciente se há contato total. Para isso, aplique uma leve pressão com as mãos.
  5. Em caso de desconforto ou coceira, torque o dispositivo.
  6. Sempre verifique quais os acessórios e dispositivo são adequados para o perfil corporal de cada paciente.

No caso de irritação, é fundamental tratar a pele do paciente com produtos adequados e especializados como a Linha Gaman Pharma com PHMB da Tecno 4 que minimizam as feridas e mantém a saúde da pele.

Quer conhecer outros produtos da Tecno 4? Fale com nossos consultores.